quinta-feira, 25 de agosto de 2011

2ª CONFERÊNCIA DA JUVENTUDE SUPEROU AS EXPECTATIVAS

Santo Estevão realizou a Etapa Municipal da 2º Conferência da Juventude
Com o objetivo de mobilizar a sociedade e os meios de comunicação para a importância das políticas de juventude para o desenvolvimento do município, além de fortalecer, ampliar e diversificar o acesso da população jovem aos mecanismos de participação popular, foi realizado nesta quarta-feira (24), em Santo Estevão, a 2ª Conferência Municipal de Juventude. 
Na Escola Municipal Maria Irene, centenas de jovens, autoridades civis e representantes de instituições sociais que atuam com a juventude, se reuniram para o evento que foi aberto oficialmente pelo prefeito Rogério Costa. 
O tema escolhido, “Conquistar direitos e desenvolver o Brasil”, foi amplamente debatido durante o evento, enfatizando a importância da participação dos jovens como instrumento de transformação e desenvolvimento do país. Questões como o mercado de trabalho, educação, vida saudável e políticas sobre drogas, segurança, cultura, direito à habitação, respeito às diferenças, direito de se associar e diálogo com o governo, também foram abordadas no diálogo entre palestrantes e conferencistas. 
Após a palestra, houve durante o almoço, apresentação do cantor Ivan Rocha, com a sua magnífica atuação de voz e liolão, relembrando sucessos que movimentaram a juventude dos anos 80, como Que país é este? e Tempo Perdido, da Banda Legião Urbana. Na tarde da conferência houve trabalhos em grupos, apresentações e eleição de delegados para a Etapa Territorial em Feira de Santana, que ocorrérá no dia 1º de outubro e dois delegados, sendo um da sociedade civil e um do poder público, para participarem da Etapa Estadual em Salvador, nos dia 28, 29 e 30 de outubro. O prefeito Rogério Costa, mesmo o município não elegendo para aEtapa Nacional, garantiu o transporte para quarenta jovens santoestevenses participarem efetivamente do encontro na Capital Federal. 
AVANÇOS 
Jovens santoestevenses tiveram um dia especial
A juventude brasileira vivenciou, nos últimos anos, uma série de conquistas, incluindo a criação da Secretaria Nacional de Juventude e do Conselho Nacional de Juventude e a execução de programas como o Projovem e Prouni, e de políticas universais nas mais diversas áreas. O tema avançou de maneira significativa com a criação dos conselhos e órgãos específicos de juventude nos municípios e estados brasileiros e com a aprovação da Emenda Constitucional 65, que inseriu o termo “jovem” no capítulo dos Direitos e Garantias Fundamentais da Constituição Federal. 
Prefeito Rogério Costa defendeu políticas públicas
voltadas aos jovens 
Um marco importante desse processo foi a realização da 1ª Conferência Nacional de Juventude, em 2008, com o lema: Levante Sua Bandeira, que mobilizou mais de 400 mil pessoas em todo o país e aprovou um conjunto de 70 resoluções e 22 prioridades que devem nortear as ações para a Juventude em nível federal, estadual e municipal. A Conferência estimulou a discussão da temática juvenil por parlamentares, prefeitos, secretários e governadores, entre outros agentes públicos. 
Neste momento, a juventude precisa afirmar ainda mais o seu direito de participar como sujeito estratégico do projeto de desenvolvimento nacional, deliberando, entre outras prioridades, a necessidade de avanços no Marco Legal da Juventude, com a aprovação do Plano Nacional e do Estatuto da Juventude, em tramitação no Congresso Nacional. É fundamental que uma nova Conferência defina quais são os direitos da juventude, as políticas e programas prioritários para garanti-los, além de apontar mecanismos de participação, assegurando o envolvimento do maior número possível de jovens brasileiros, respeitando sua pluralidade e incluindo as comunidades tradicionais. 
A 2ª Conferência Nacional de Juventude, que acontece em dezembro de 2011, em um cenário repleto de novos desafios, será norteada por três temas principais: Juventude - Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional; Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015; e Articulação e Integração das Políticas Públicas de Juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário